literatura ou o ponto de situação do caos

 Um dos meus grandes temas deste ano 2023 é a literatura. Adoro ler e concluí que era tão mais feliz e despreocupada e culta e flexível mentalmente...quando lia muito. Entretanto deixei que a vida atropelasse a minha alma, os meus gostos, os meus prazeres...e perdi-me. Depois da constatação, a aceitação e a recuperação. Este ano é o da recuperação. Comecei o ano a comprar um livro de romance e um livro técnico. Juntei-os aos restantes e fiquei com livros para o ano inteiro, comprometendo-me comigo própria a comprar novos livros quando terminar mais de metade destes. Não sei se ainda este ano...ou no próximo, talvez.

Na minha lógica muito própria, divido os livros em técnicos e romances, ainda que nem todos os técnicos o sejam e menos ainda os romances. Mas funciona bem na minha organização pessoal e, como tal, ficam assim divididos.

Comecemos pelo primeiro grupo, o maior, só por isso. Estes são todos os livros técnicos que já comecei a ler e não terminei. Seja por se tornarem chatos, por ter perdido o interesse, por ter apenas lido as partes que me interessavam na altura ou por falta de tempo. Seja qual o motivo, são quinze livros interessantes e úteis, cuja leitura preciso de terminar. O BIG MAGIC e o RESPIRA, estão nas últimas folhas. O MULHERES QUE CORREM COMO OS LOBOS é super chato e acho que vai levar muitos anos a ser lido na totalidade. Isso, ou então mudo de mood e leio todo de seguida, também pode acontecer. O VOCÊ VEIO À TERRA COM UMA MISSÃO já me acompanha há vários anos e três casas. Ainda por cima, além de útil é interessante, nem tenho argumentos. O TUDO PODE SER CURADO é o livro do Sistema do Corpo-Espelho, adoro, faz-me imenso sentido e li-o na transversal há uns cinco anos, por isso está nesta lista. Aliás, este comprei-o mesmo, o que li tinha sido emprestado. Os de REIKI são todos bons e praticamente são manuais de consulta. O mesmo se pode dizer dos restantes, excepto o da PSICOLOGIA PARA PESSOAS COM PRESSA, que folhei e pareceu-me engraçado, comprovado pelas primeiras páginas...depois fui interrompida e não lhe voltei a pegar. Shame on me.

Continuando nos técnicos. Estes sete são todos novinhos...ainda que alguns tenham alguns meses e anos nesta casa. Nem sei que diga.


Estes são os quatro romances iniciados. O ASTRÓLOGO DO REI está nas últimas páginas e publico a minha opinião nos próximos dias, acho eu. DE COSTA A COSTA DE BICICLETA, era o que eu gostava de fazer e por isso comprei o livro. Estou a gostar, mas ando nisto há uns dois anos, está a ser uma longa viagem. THE CORNER SHOP IN COCKLEBERRY BAY é mais outra realidade que gostava de viver, já para não falar nas semelhanças com a personagem principal...até no nome. Arrasta-se porque sendo em inglês corrente e com muitos termos de calão, preciso de estar mesmo focada para que a leitura flua. O THE DUTCH HOUSE foi a aquisição mais recente e estou a gostar muito.

E para terminar esta longa lista, mais oito romances novinhos para ler. Sim, nem todos são romances, eu sei, mas é como os sinto. Não sei em qual vou pegar primeiro, vai depender dos quatro anteriores e da disposição do momento.

Ao todo, trinta e quatro livros para doze meses. Se fosse de matemática ainda dizia que tinha de ler quase três livros por mês...ainda bem que sou de letras!

Comments