os livros para 2022


A leitura está colada na minha pele, na minha alma, faz parte de mim. Desde pequenina, que me recordo de ler, escrever e desenhar. São três coisas distintas que, para mim, funcionam quase como uma só. Curiosamente, nunca fui uma grande fã de banda desenhada, excepção feita para o clássico Astérix. Os meus livros preferidos são os que contam histórias longas e profundas. Muitas letras, muitas palavras, muitas descrições, muitas emoções. Livros em que me demore e goste de me perder. Com histórias que ressoam cá dentro e demoram a esquecer. Algumas, nunca se esquecem.



Nos últimos anos, por motivos diversos, vendi quase todos os meus livros, e quase deixei de ler. Os poucos livros que tenho lido, são técnicos ou de auto-ajuda, que na minha perspectiva são também técnicos. A ficção tem ficado de lado, adormecida, como uma parte de mim. E conclui, numa epifania fajuta, que esse é um dos motivos da minha tristeza. Não que esteja triste, muito menos triste a maior parte do tempo, mas falta-me uma alegria que me era tão característica, que era eu e agora não sou eu toda. As duas coisas que mais pesam neste estado de alma, é a ausência de passeios na natureza e a ausência de letras, lidas ou escritas. Por isso mesmo, duas das minhas grandes metas para este ano, passam por muitos mais, longos ou curtos, passeios ao ar livre e livros...muitos livros. 

Nesta foto, estão os livros que quero ler este ano, sendo que dois deles são para reler e outros dois são para concluir a leitura que vai a meio.

Nos livros técnicos, destaque para os livros ligados à canalização e cura através da energia. Em tempos fiz o nível I e II de Reiki, com a minha querida Hazel e o Marco, mas deixei o Reiki hibernar dentro de mim. Fiz também umas sessões de Prânica e de Terapia do Corpo-Espelho, que adorei. O ano passado, voltei ao Reiki e fiz o nível I com o João Magalhães. Gostei imenso, mas sinto que preciso de praticar muito e aprofundar mais por mim, antes de refazer o nível II. Apesar de teorias e formas de canalização distintas, no fundo, e na minha opinião, todos estes métodos são semelhantes, apenas têm abordagens diferentes.

Neste âmbito, em cima da mesa, e quando digo isto é literalmente em cima da minha mesa de trabalho, apesar desta foto ter sido tirada em cima do aquecedor, estão os seguintes livros:
- O grande livro do Reiki - João Magalhães
- O grande livro dos Chakras e da anatomia energética - João Magalhães
- Reiki, meditação e consciência - João Magalhães
- Tudo pode ser curado - Martin Brofman. O livro do Corpo-Espelho. Há uns anos, li este livro emprestado, e adorei. Tirei imensas notas para uns papéis que perdi nas várias mudanças. Hoje, estou em condições de voltar a pegar neste tema, por isso decidi comprá-lo para o reler, reaprender e praticar tudo do início.


Num âmbito que mistura energia, bruxaria, gastronomia, estilo de vida, auto-ajuda ou o que quiserem catalogar, mas todos com vista à cura interna e externa, tenho estes livros:
- O poder dos rituais - Tâmara Castelo
- Equilíbrio Pleno - Corpo, mente e espírito - Tâmara Castelo
- Cozinha com os Chakras - Carina Barbosa
- O menu da semana - Vânia Ribeiro
- A bruxa verde - Arin Murphy Hiscock
- Enough - Jessica Rose Williams
- Horóscopo em casa - Jane Struthers
- Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola Estés
- Respira - James Nestor

Os livros da Tâmara são interessantes, tenho de reler o do equilíbrio e mais para a frente ler o dos rituais. O livro da Carina tem um conceito muito interessante e parece-me ter um bom conteúdo, mas ainda não o li com olhos de ler, apenas li na transversal. O livro da Vânia é fabuloso. Nunca vi um livro de culinária tão bem estruturado e fácil de consultar E útil! Só pelo livro quase que ficava vegetariana, vá, menos.A bruxa verde é um livro tão ao meu estilo. Adoro! O Enough comprei porque acompanho esta vloger há uns anos e gosto muito das coisas dela. Acho que o livro pode ser útil na compreensão de um estilo que não é o meu, o minimalismo, mas que sei que me fazia falta. Talvez me possa transformar de alguma forma. A ler mais para a frente. O de astrologia, vi-o no supermercado, folheei meio descrente e achei os resumos óptimos. É vendido como um livro simples e básico, mas se não perceberem nada de astrologia não vão ficar a perceber muito só com isto. Mas tem uns resumos muito bons e claro que veio comigo no meio das compras. O mulheres, admito que comprei porque estou farta de ler comentários tão bons que fiquei curiosa. Não está na foto porque estava em cima da mesa de cabeceira e esqueci-me de o ir buscar. Vai lá ficar muito tempo, porque comecei e não me cativou. Tudo tem o seu tempo, vamos ver. O respira, que também está na mesa de cabeceira, é talvez dos melhores livros que tenho lido. Não tem nada de novo, verdadeiramente, não tem nada de extraordinário, excepto a forma como os factos são apresentados. Aquela máxima de livros que mudam vidas, e que nunca percebi bem como é que um único livro pode mudar vidas, porque a mim mudam todos...acho que é este livro!


Noutros estilos que não consigo enquadrar, tenho:
- Liderar, servir, iluminar - Luís Martins Simões
- Psicologia para pessoas com pressa - Joel Levy
- Mitologia Popular Portuguesa - Alexandre Parafita 
- A vida secreta das árvores - Peter Wohlleben

O livro do Luís é sobre liderança nos temos modernos, à luz da Era de Aquário. Gosto imenso dele, apesar daquele jeito peculiar de falar e expor as ideias, e estou muito curiosa para ler este livro. Ainda não tive tempo para começar, mas está na lista do next. O da psicologia, também o vi no supermercado, passei os olhos e achei um livro interessante. Óbvio que não se aprende psicologia assim, mas aborda de forma interessante e super-resumida, os principais conceitos da área. O livro da Mitologia, comprei por ser um tema que adoro, mas ainda nem o folheei. A vida secreta da árvores anda comigo há quatro anos, mas nunca consegui pegar nele para o ler. Nem sei porquê. Talvez o livro da psicologia explique que é um bloqueio para não sentir dor. 


Livro de ficção, tenho quatro livros, que é do que mais preciso neste momento e o que menos tenho:
- O Homem Mais Rico do Mundo - Jonathan Conlin
- Último olhar - Miguel Sousa Tavares
- Lisboa Judaica - Sérgio Luís de Carvalho
- The corner shop in Cockleberry Bay - Nicola May

Todos interessantes, por estrear, excepto o último que não está na foto e que está a meio da leitura...desde 2018. De vez em quando leio umas páginas e depois largo. Não é por ser em inglês, adoro ler noutras línguas, não é pela história, que até é gira, mas não tenho mesmo estado virada para a ficção. Talvez precise de começar pelo livro da psicologia...mas um daqueles a sério!


Para além destes, tenho a caminho pela Book Depository, mais do mesmo, claro, e um livro de ficção de uma das minhas autoras preferidas:
- Set Boundaries, Find Peace: A Guide to Reclaiming Yourself - Nedra Glover Tawwab
- Big Magic: How to Live a Creative Life, and Let Go of Your Fear - Elizabeth Gilbert
- Coming Home - Rosamunde Pilcher


Resumindo, assim à partida tenho 24 livros para ler num ano. Parece-me um excelente objectivo e extremamente motivacional para o regresso às letras. Ou excessivo.

Comments