Rubricas - Parte II

Houve uma altura em que decidi retomar o blog e fazer disto uma cena mais regular, com rubricas certinhas e tudo. A vida meteu-se pelo meio, a procrastinação também, e ficou tudo na mesma. Agora estava a rever os planos que tinha feito e alguns já não me fazem sentido. Assim, numa nova versão e tentativa de fazer isto resultar melhor, aqui ficam as alterações.


Welcome month (primeiro dia do mês): um pequeno registo para abertura do mês.
Gosto desta ideia e mantenho-a. O registo pode ser escrito, fotográfico ou conjugar ambos, mas creio que é importante para mim manter este separador mensal. Até porque há meses que adoro e outros que era importante aprender a gostar.

Letras d'outros (segunda):  para que a semana comece bem, uma apreciação sobre um livro que tenha lido ou que esteja a ler.
A leitura é algo que preciso de retomar, como se fosse uma fonte de cura, pois as letras fazem parte de mim e tenho deixado tanto de mim para trás que se deixo um pouco mais, deixo de me reconhecer. Não sei se será num dia específico como defini na altura, logo se vê, mas que seja regular. 

Music Player (terça e quinta): música, muita, porque não vivo sem música.
Eu, que sempre tive música a acompanhar tudo, hoje em dia gosto de algum silêncio. Ironia, logo agora que vivo com um músico. Ou talvez por isso mesmo, precise de um pouco de silêncio para recuperar a minha essência interior. Ainda assim, adoro música e mantenho estes dois dias. Pelo menos, enquanto me fizer sentido.

Quotes (quarta): uma citação que me tenha agradado, seja de um livro de ficção, seja de alguém, e qualquer âmbito.
Esta é nova. Porque me faz sentido.

Cinema à sexta (sexta): o meu comentário sobre um filme que me tenha marcado ou que tenha visto recentemente.
Nunca fui uma cinéfila e o período em que vi mais filmes, foi durante os seis meses em que estive desempregada, numa das fases de confinamento. Não sei até que ponto esta rubrica ainda faz sentido, por isso vou alterá-la para Scenes & Sounds, que era o nome de uma das labels e faz mais sentido para mim. Nesta rubrica tanto posso colocar filmes, como vlogs, como documentários...enfim, tudo o que remeta para cenas filmadas que gosto de ver. A periodicidade será algo a reavaliar nos próximos tempos.

Selected photo (domingo): escolher uma foto e comentar algo específico sobre a mesma, eis um bom exercício de análise emocional e crítica estética/técnica.
Pensei em eliminar, mas gosto da ideia por detrás da rubrica em si, Um exame, uma análise, uma crítica. A tudo, obviamente. Mantenho.

From the kitchen: uma receita para o planeamento do menu da semana, ou simplesmente pelo prazer de cozinhar.
Elimino sem hesitações, pois descobri que o prazer que me dá cozinhar não advém do acto em si, mas do prazer de comer e da necessidade de reconhecimento externo (sim, ainda tenho um longo caminho a percorrer). Quanto ao primeiro motivo, tenho de emagrecer e aprender a alimentar-me de forma saudável. Está fora de questão exaltar grandes cenas de culinária. Só quando chegar à fase em que saberei e terei gosto em cozinhar receitas saudáveis...está ainda longe de acontecer. Sobre o segundo motivo, o Universo sabe o que faz e meteu-me nas mãos um companheiro que não vive para comer, mas come para viver e mesmo assim tem dias. É um desconsolo cozinhar para gente assim, mas é exactamente isto de que necessito, para a evolução interior do reconhecimento externo e para emagrecer.

Retrospectiva do mês (último dia do mês): o título da rubrica é, por si só, esclarecedora.
Acho que vou manter...logo se vê. Em todo o caso, alterei o nome para ficar mais abrangente. Poderão ser retrospectivas de tudo e de nada. E a periodicidade será completamente aleatória.

Solstícios & Equinócios: outra rubrica em que o título da rubrica é, por si só, esclarecedora.
Porque adoro estes eventos, adoro as mudanças de estação e faz-me todo o sentido!

Comments