LETRAS D'OUTROS: James Allen "Tu és aquilo que pensas"

Tu és aquilo que pensas - Livro - WOOK

James Allen (28 November 1864 – 24 January 1912) was a British philosophical writer known for his inspirational books and poetry and as a pioneer of the self-help movement. His best known work, As a Man Thinketh, has been mass-produced since its publication in 1903. It has been a source of inspiration to motivational and self-help authors.


Tinha este livro, em formato de audiobook, comprado em promoção, sem grande intensão, e ficou esquecido uns tempos. Hoje, por estar a precisar de ouvir algo sem ser música e que não implicasse muito foco, decidi ouvi-lo. Antes de mais, a minha opinião sobre o formato audiobook, que nunca tinha experimentado. Não gostei da voz, não gostei da cadência da leitura e só não desisti porque o tema me interessava. Não me parece que volte a adquirir algo neste formato. 

Sobre o conteúdo: adorei!

O que mais me fascinou, não foi o conteúdo em si, porque é algo que já sei, estou farta de ler e ouvir em várias versões, dependendo da corrente de pensamento e crença. O que me surpreendeu foi o livro ter sido escrito em 1902 e estar tão actual. O que está escrito aqui, é tudo aquilo que tantos e tantos mestres e orientadores dizem, seja qual for a área holística que decidirmos escutar. E provavelmente este autor também o apanhou em algum lado, em muitos lados, na realidade. O que é um facto é que diz tudo em pouco tempo (páginas), de forma simples e resumida e muito mais barato do que todos os livros actuais, de autores da nova era. Há que ter em consideração alguns termos adequados à época, mas poucos, e a essência está lá toda.

Para além do óbvio, houve uma parte que achei muito interessante e, aqui sim, algo que nunca ouvi resumido desta forma em nenhuma corrente. Achei tão interessante e digno de ser analisado detalhadamente que registei palavra por palavra, para hoje e para dias futuros:

"O pensamento cristaliza-se rapidamente em um hábito, e o hábito torna-se em circunstâncias.

Pensamentos grosseiros cristalizam-se em hábitos de embriaguez e luxúria que se tornam em circunstâncias miseráveis, infelizes e de doença.

Pensamentos impuros de qualquer espécie cristalizam-se em hábitos desgastantes e confusos que se tornam em circunstâncias perturbadoras e adversas.

Pensamentos medrosos, duvidosos e vacilantes cristalizam-se em hábitos fracos, cobardes e irresolutos que se tornam em circunstâncias de fracasso, indulgência e dependência.

Pensamentos preguiçosos cristalizam-se em hábitos sujos e desonestos que se tornam em circunstâncias  de imundice e miséria.

Pensamentos odiosos e reprovadores cristalizam-se em hábitos de reprovação e violência que se tornam em circunstâncias de injúria e perseguição.

Pensamentos egoístas de todos os tipos cristalizam-se em hábitos egocêntricos que se tornam em circunstâncias mais ou menos angustiantes.

Por outro lado, pensamentos bons de todos os tipos cristalizam-se em hábitos graciosos e bondosos  que se tornam em circunstâncias felizes e positivas. 

Pensamentos puros cristalizam-se em hábitos de temperança e auto-controlo que se tornam em circunstâncias de tranquilidade e paz.

Pensamentos corajosos, auto-confiantes e determinados cristalizam-se em hábitos virtuosos que se tornam em circunstâncias de sucesso, abundância e liberdade.

Pensamentos enérgicos cristalizam-se em hábitos decididos e pro-activos que se tornam em circunstâncias de satisfação.

Pensamentos amáveis e de perdão cristalizam-se em hábitos e gentis que se tornam em circunstâncias de protecção e preservação.

Pensamentos de amor e altruístas cristalizam-se em hábitos que nos levam a circunstâncias de prosperidade garantida e permanente e de verdadeira riqueza."




Comments