solstício de inverno


Sintra - 2021

"O Solstício de Inverno ocorrerá no dia 21 de dezembro de 2021 às 15h59min, marcando o início da estação no hemisfério norte. A 21 de dezembro de 2021 o disco solar nascerá às 07:51:11 horas e pôr-se-á às 17:18:14 horas em Lisboa, assim a duração do dia será de 09:27:03 horas."

in Observatório Astronómico de Lisboa

*

Seguindo a Roda Sul, entre os dias 20 e 21 de Junho ocorre o Sabbat de Yule, que marca o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul.

Em Mabon e Samhain sacrificamos tudo aquilo que não era mais útil, para termos forças para enfrentar e vencer as dificuldades que se apresentarão neste momento junto com o frio do Inverno.

Mas que dificuldades seriam essas?

Se observarmos a Natureza ao nosso redor, percebemos que no dia de Yule enfrentamos a noite mais longa do ano.

Sem o poder e o calor da luz do Sol, a Deusa inicia o seu longo sono de descanço e recolhe o seu poder de fertilidade. Isso trazia um grande medo no coração dos povos antigos. As colheitas se tornam escassas e os recursos esparsos. Nada mais crescia na Natureza, o grande ventre da Deusa, pois o manto branco da neve se estendia por toda a terra trazendo frio e morte.

Eles temiam que a luz jamais retornasse e que assim a Deusa e a Natureza jamais despertasse do seu sono. Caso isso acontecesse, o seu poder de nutrição e fertilidade desapareceria e toda a vida iria iria lentamente perecer diante do Inverno.

Assim, os povos antigos faziam rituais enviando suas intenções e energias para que a luz vencesse a batalha contra a escuridão. Com isso, o Sol retornaria e, com sua luz, a natureza seria capaz de enfrentar esse período de morte e renascer, dando início a mais um ciclo da roda do ano.

Um desses rituais era ligado ao Pinheiro, uma das poucas árvores que sobrevivem ao inverno e a neve sem perder as suas folhas, mantendo-se verde e forte.

Assim, as famílias escolhiam um para cortar e decorar com luzes e os ornamentos e enfeites, simbolos da luz e da esperança (sim, muitos dos costumes e comidas típicas do Natal cristão são originários do Sabbat de Yule) .

Deste modo, celebrar o Solstício de Inverno é o mesmo que reafirmar a continuação da vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espírito da Luz, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até o despertar da Deusa na Primavera.


in Tempero de Bruxa

Comments