Luca






O Luca chegou à minha casa poucos meses depois do Xinti. Eu estava a ponderar ter outro gato, pois acho que eles são mais felizes quando não estão sozinhos, quando um colega me ligou a dizer que tinha encontrado um gatinho na rua e se eu queria ficar com ele. Claro que nem hesitei e no dia seguinte tinha esta fofura linda em casa. O nome surgiu de um autor de que gosto bastante, Erri de Luca, e do qual estava a ler um livro na altura. O Luca foi sempre brincalhão e muito meigo...excessivamente meigo, um verdadeiro chato. Não gostava de ficar sozinho, tinha medo de pessoas e escondia-se de toda a gente fora do núcleo duro da casa. Chuchava nos nossos dedos enquanto fazia ronron, durante imenso tempo, até os dedos ficarem enrugados e corrermos com ele. Deu-se sempre muito bem com o Xinti e foi um gato muito querido e mimado. Durante uma fase mais complicada da minha vida, em que fiquei sem casa própria e não os podia ter comigo, o Xinti e o Luca ficaram em casa dos meus pais, que se afeiçoaram tanto a eles que não tive coragem de os tirar de lá quando voltei a ter condições para isso (foi quando surgiu o Mathias). Quando o Luca morreu, os meus pais arranjaram outra gatinha bebé para ele não ficar sozinho. Essa gatinha, a Misha, veio de uma ninhada grande e de um local com poucas condições. Trazia imensas pulgas e uma delas mordeu o Luca e passou-lhe uma bactéria mortal. Ironicamente, o Luca morreu pouco tempo depois do Xinti e a Misha continuou saudável e sozinha.

Comments